Entenda como a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos
Estudo sugere que fumaça do cigarro pode matar células dos olhos. Ou seja, é um dado preocupante e serve como um sinal de alerta aos fumantes. Bem como, é um motivo para que se busque auxílio para se livrar do vício e para cuidar da saúde ocular.
Fumar traz inúmeros danos e prejuízos à saúde. Assim, há tempos os pesquisadores alertam sobre os danos causados pelo cigarro. Por exemplo, câncer, problemas respiratórios, entre outras doenças.
Fumaça do cigarro pode matar células da córnea
O estudo da Universidade Farmacêutica Gifu, no Japão, apresentou informações importantes. Além disso, dados apontam que os compostos tóxicos podem matar células da região da córnea.
Segundo a pesquisa, os danos ocorrem da seguinte maneira:
- A fumaça do cigarro tem componentes que chegam até os olhos;
- Eles podem aumentar os níveis de ferro e gerar um acúmulo;
- O ferro em acúmulo pode matar as células que compõem a córnea.
Essa região é uma área do olho delicada e sensível. Então, atenção e cuidados são extremamente necessários para evitar qualquer problema. Nesse sentido, a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos, principalmente dessa área, necessário evitá-la .
A córnea é a parte mais externa dos olhos e desempenha funções muito importantes. Por exemplo, absorção de nutrientes e oxigênio transportados pelas lágrimas. Bem como, desempenha uma função protetora contra infecções.
Aerossóis
Os pesquisadores também analisaram os aerossóis produzidos pelo aquecimento do tabaco. Ou seja, são partículas produzidas quando a folha do tabaco é assada. Porém, não ocorre sua queima.
Como a pesquisa foi realizada?
Métodos científicos comprovaram que a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos. Então, para chegar a essa conclusão os pesquisadores fizeram um passo a passo, como:
- Tinha uma questão a ser respondida (hipótese);
- Utilizaram ferramentas e métodos para comprovar sua hipótese;
- Compararam seus resultados com os de outros pesquisadores;
- Tornaram os dados públicos por meio de uma revista científica.
Os pesquisadores utilizaram células cultivadas e que cresceram em laboratório. Em seguida, deixaram essas células expostas à fumaça do cigarro e aos aerossóis pelo período de 24 horas.
No final, compararam as células expostas versus não expostas, verificando a quantidade que estava morta. Ou seja, as que ficaram expostas aos componentes tóxicos morreram muito mais.
Com esse dados os pesquisadores chegaram à conclusão de quanto o cigarro é ruim. Assim, sugerem que a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos.
A melhor defesa é a prevenção
Para evitar esses riscos e se proteger o melhor é evitar o cigarro. Embora, para os fumantes seja muito difícil se livrar do vício. Mas, com auxílio médico, ficar livre dos cigarros pode ser possível. Porém, o primeiro passo é buscar ajuda.
O cigarro traz prejuízos à saúde. Logo, ao eliminá-lo da sua qualidade de vida melhora. Afinal, ela é obtida com alimentação saudável e atividade física, sem cigarros.
Com informação de que fumaça do cigarro pode matar células dos olhos, o melhor é prevenir. Ou seja, ficar o mais distante possível dos cigarros ajuda a saúde ocular. Bem como, manter a saúde em dia.
Deixe um comentário