fumaça do cigarro pode matar células dos olhos

Entenda como a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos

Estudo sugere que fumaça do cigarro pode matar células dos olhos. Ou seja, é um dado preocupante e serve como um sinal de alerta aos fumantes. Bem como, é um motivo para que se busque auxílio para se livrar do vício e para cuidar da saúde ocular.

Fumar traz inúmeros danos e prejuízos à saúde. Assim, há tempos os pesquisadores alertam sobre os danos causados pelo cigarro. Por exemplo, câncer, problemas respiratórios, entre outras doenças.

Fumaça do cigarro pode matar células da córnea

O estudo da Universidade Farmacêutica Gifu, no Japão, apresentou informações importantes. Além disso, dados apontam que os compostos tóxicos podem matar células da região da córnea.

Segundo a pesquisa, os danos ocorrem da seguinte maneira:

  • A fumaça do cigarro tem componentes que chegam até os olhos;
  • Eles podem aumentar os níveis de ferro e gerar um acúmulo;
  • O ferro em acúmulo pode matar as células que compõem a córnea.

Essa região é uma área do olho delicada e sensível. Então, atenção e cuidados são extremamente necessários para evitar qualquer problema. Nesse sentido, a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos, principalmente dessa área, necessário evitá-la .

A córnea é a parte mais externa dos olhos e desempenha funções muito importantes. Por exemplo, absorção de nutrientes e oxigênio transportados pelas lágrimas. Bem como, desempenha uma função protetora contra infecções.

Aerossóis

Os pesquisadores também analisaram os aerossóis produzidos pelo aquecimento do tabaco. Ou seja, são partículas produzidas quando a folha do tabaco é assada. Porém, não ocorre sua queima.

Como a pesquisa foi realizada?

Métodos científicos  comprovaram que a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos. Então, para chegar a essa conclusão os pesquisadores fizeram um passo a passo, como:

  • Tinha uma questão a ser respondida (hipótese);
  • Utilizaram ferramentas e métodos para comprovar sua hipótese;
  • Compararam seus resultados com os de outros pesquisadores;
  • Tornaram os dados públicos por meio de uma revista científica.

Os pesquisadores utilizaram células cultivadas e que cresceram em laboratório. Em seguida, deixaram essas células expostas à fumaça do cigarro e aos aerossóis pelo período de 24 horas. 

No final, compararam as células expostas versus não expostas, verificando a quantidade que estava morta. Ou seja, as que ficaram expostas aos componentes tóxicos morreram muito mais.

Com esse dados os pesquisadores chegaram à conclusão de quanto o cigarro é ruim. Assim, sugerem que a fumaça do cigarro pode matar células dos olhos.

A melhor defesa é a prevenção

Para evitar esses riscos e se proteger o melhor é evitar o cigarro. Embora, para os fumantes seja muito difícil se livrar do vício. Mas, com auxílio médico, ficar livre dos cigarros pode ser possível. Porém, o primeiro passo é buscar ajuda.

O cigarro traz prejuízos à saúde. Logo, ao eliminá-lo da sua qualidade de vida melhora. Afinal, ela é obtida com alimentação saudável e atividade física, sem cigarros.

Com informação de que fumaça do cigarro pode matar células dos olhos, o melhor é prevenir. Ou seja, ficar o mais distante possível dos cigarros ajuda a saúde ocular. Bem como, manter a saúde em dia.


Comentários