Olhos claros - unsplash

Como é a cirurgia de miopia e quem pode fazer?

Tempo de leitura: 2:20 min

Um dos maiores sonhos de uma boa parte dos míopes é enxergar tudo sem precisar de lentes de contato ou de óculos. E é aí que entra a cirurgia de miopia. Você já ouviu falar, ou sabe como ela funciona?

Bom, basicamente, a cirurgia para miopia, tem a função de corrigir os problemas refrativos, de maneira moderna, rápida e pouco invasiva, sendo considerada um procedimento fácil e sem muitas complicações.

Mas vamos tentar entender um pouco melhor.

Como funciona a cirurgia de miopia?

Bom, a verdade é que existem alguns tipos de cirurgia para a miopia e cada um deles é realizado de uma forma. Mas este é um assunto para daqui a pouco.

Em geral, os procedimentos acontecem com a ajuda de lasers próprios para isso. Aplicam-se na córnea e assim, corrigem os erros refrativos.

Quais outras doenças a cirurgia pode corrigir?

Aqui falamos mais especificamente da miopia, mas além dela, as cirurgias refrativas, geralmente, corrigem também a hipermetropia, o astigmatismo e em alguns casos, a presbiopia.

Quais os tipos de cirurgia de miopia?

Imagem: Canva

PRK

Esse é o procedimento mais antigo e pode corrigir também, a hipermetropia.

Nesse caso, remove-se totalmente a membrana que recobre a córnea, por meio de uma raspagem e se coloca uma lente temporária para fazer o papel da membrana enquanto ela não se regenera.

Por conta de todo esse processo, essa é a técnica em que o paciente mais demora para se recuperar.

LASIK

A LASIK já é um pouco mais moderna que a PRK, sendo realizada com a ajuda de dois lasers, sendo que um é responsável por fazer uma pequena incisão na membrana da córnea, enquanto o outro faz as correções necessárias.

Isso tudo é computadorizada, deixando a cirurgia segura e precisa.

Aqui no Blog, temos uma matéria explicando melhor sobre esse procedimento. Confira: Cirurgia refrativa LASIK – entenda o que é e para quem é indicada?

SMILE

Nesse tipo de cirurgia refrativa, a incisão feita é ainda menor do que na LASIK, isso porque, o laser utilizado é ainda mais moderno, o que torna o procedimento ainda mais seguro e possível até para alguns casos de córneas mais finas.

Qual é a cirurgia para miopia ideal para mim?

Hoje, a LASIK é uma das mais realizadas, porém, quem saberá indicar qual é a melhor opção para você é o oftalmologista. Ele realizará uma avaliação minuciosa e para entender qual o procedimento mais indicado para você. 

Por conta disso, os efeitos colaterais e o tempo de recuperação são menores, além de ser muito mais confortável ao paciente.

Quem pode fazer a cirurgia de miopia?

Imagem: Canva

Como já dissemos, para saber com certeza, se a cirurgia é o melhor tratamento para você, o ideal é consultar um médico.

Mas basicamente, é necessário ter acima de 18 anos e a miopia precisa estar estabilizada. Além disso, a córnea tem que estar dentro do limite de espessura estipulado. Caso ela seja fina demais, o procedimento não é recomendado. 

Existem também, alguns casos em que se tem a contraindicação da cirurgia:

  • Pessoas com ambliopia;
  • Pacientes com ceratocone;
  • Pacientes com diabetes
  • Gestantes ou lactantes;
  • Pessoas com glaucoma;
  • Herpes ocular;
  • Pessoas com doenças autoimunes. 

Com quantos graus pode fazer a cirurgia de miopia?

Essa é uma dúvida bem comum, mas não existe um grau específico para esse procedimento cirúrgico. Ele é sugerido a partir do 0,50 grau e não tem um teto. O que se leva em consideração é a espessura da córnea e a condição dos olhos, para entender se eles estão suficientemente bons para a cirurgia.

Como é a recuperação?

A recuperação muda de acordo com a técnica for usar, mas em geral, ela é bem rápida e tranquila e não costuma ter muitas complicações. Quanto mais moderno for o procedimento escolhido, mais fácil de se recuperar.

Além disso, o médico indicará uma série de cuidados que você deverá seguir, além do repouso que, em alguns casos é essencial.

Qual é o preço da cirurgia de miopia?

Outra dúvida que muita gente por aí é sobre o valor da cirurgia de miopia. Bom, ela custa em média R$ 6.000,00 podendo variar de acordo com o médico, clínica, região e procedimento.

Outra opção para você que tem miopia, mas não gosta de usar óculos é a lente de contato. Além de proporcionar muito mais facilidade no dia a dia, elas também são confortáveis e mais práticas.

Por: Gabriela Bonetti Giomo


One Reply to “Como é a cirurgia de miopia e quem pode fazer?”

Comentários