Alergias-oculares-no-outono-001-destaque-blog

Alergias oculares no outono

Dia 20 de março é a chegada do outono. Estação pós verão e pré inverno. Durante os dia dessa estação o ar fica mais seco, mais poluído e a quantidade de chuvas diminui consideravelmente, o que propicia o aumento de casos de olhos secos, alergias oculares e conjuntivite.

O motivo é a diminuição da qualidade da lubrificação dos olhos que por causa do aumento da poluição eles ficam mais expostos a alergias e infecções.

Poucas pessoas se preparam para proteger seus olhos durante essa época do ano e por isso acabam sentindo incômodo, vermelhidão e irritação em seus olhos. Existem algumas maneiras para se preparar e se proteger. Vamos a algumas delas:

Beba bastante água. A água irá ajudá-lo a se hidratar e manter os seus olhos lubrificados evitando a sensação de ressecamento. Evite locais com ar condicionado, mas se não for possível, leve consigo alguns umidificantes oculares que possuem em sua fórmula lágrimas artificiais. Hoje o mercado oferece algumas marcas que irão manter seus olhos hidratados. Se você usa lentes de contato ou lentes de contato coloridas é melhor sempre carregar um desses com você.

AVISO: Existem outras marcas que irão hidratar seus olhos. Pergunte sempre ao seu médico oftalmologista qual é a melhor para você. Mesmo que você não use nenhum tipo de lentes de contato é importante enxaguar e hidratar os seus olhos.

Evite coçar os seus olhos. Durante essa época do ano os casos de conjuntivite aumentam. O ideal é lavar suas mãos algumas vezes ao longo do dia e evitar passar as mãos no rosto. Este último principalmente.

A Conjuntivite é muito contagiosa e incômodo e desconforto. Procure por ambientes longe das multidões e locais fechados com gente. Não compartilhe maquiagem, escovas de cabelo, colírios, soluções de limpeza de lentes de contato, roupas de cama, roupas de banho, óculos de grau e óculos de sol.

AVISO: Jamais compartilhe lentes de contato ou lentes de contato coloridas em qualquer época do ano.

Durante essa época do ano evite locais com muitas plantas, animais e flores. Procure deixar os ambientes em que reside o mais limpo possível. Evite repetir durante longos períodos roupas de cama, toalhas de banho e de rosto. Procure deixar sua casa arejada e sempre que possível passe o aspirador de pó para evitar o acúmulo de poeira.

É um pouco cansativo se preocupar com tudo isso mas é melhor do que uma conjuntivite.

Caso sinta algum dos sintomas mencionados procure um médico oftalmologista.

Fique esperto com as outras épocas do ano! Inverno, verão e primavera!


Comentários