Como funcionam as lentes de contato mensais

As lentes de contato mensais são produtos fabricados com funções específicas de correção visual ou para fins estéticos. Dessa forma, as mesmas conseguem ser altamente eficazes quando são utilizadas da maneira correta.

Assim, é importante que as pessoas entendam como é o método de funcionamento delas para uma experiência positiva. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar algumas informações do produto.

O que são lentes de contato mensais?

Esse tipo de lentes geralmente são gelatinosas, trazendo maior conforto e suavidade aos olhos dos usuários. Desse modo, o descarte das mesmas deverá ser realizado em um período de 30 dias (mês).

Assim, esse tempo terá de ser respeitada, pois ultrapassá-lo podrá gerar sérios problemas na saúde ocular. Então, isso seria prejudicial e comprometeria todo o processo de correção da visão que está sendo implementado.

Além disso, as lentes terão de ser higienizadas diariamente a fim de evitar infecções e para que possam durar. Por certo, as lentes de contato mensais só serão eficientes se todos esses cuidados forem feitos corretamente.

De fato, todas as questões ambientais também fazem a diferença para esse produto, pois a poluição e poeira são prejudiciais. Assim, as mesmas precisarão ser removidas todos os dias após o seu uso.

Então, devem ser limpas com a solução e guardadas em seus estojos até que estejam totalmente desinfetadas. Vale lembrar que dormir com lentes é algo perigoso e isso deve ser evitado a todo o custo.

Nesse sentido, as soluções que servem para higienizar as lentes devem estar no produto por 8 ou 12 horas. Sem dúvida, apenas um oftalmologista poderá lhe orientar e sugerir a utilização desse produto.

Para quem as lentes de contato mensais são indicadas?

Por certo, as pessoas que podem fazer o uso do produto, geralmente são as que necessitam das lentes diariamente. Com isso, elas terão de higienizar as mesmas e coloca-las no dia seguinte.

Agora se não há essa real necessidade de lentes de contato mensais uma opção são as diárias. Pois, basta apenas utilizá-las durante o dia e realizar a remoção de noite, jogando-as fora em seguida.

Dessa maneira, essas lentes são mais práticas e tranquilas para serem utilizadas frente as mensais. Contudo, se a pessoa apresenta algum problema visual e precisa utilizar o produto todos os dias, as mensais serão melhores.

Vantagens e benefícios das lentes de contato mensais

Visando trazer um conforto e muito mais praticidade aos usuários, as lentes mensais descartáveis são ideais. Dessa forma, conseguem auxiliar durante o mês todo e vão sendo descartadas após a utilização.

Assim, essas trocas que vão sendo realizadas evitam problemas de contaminações, infecções entre outros fatores. Então, esse tempo que é dado para o descanso dos olhos, ajuda bastante a reduzir complicações.

De fato, todos os meses o usuário necessitará comprar lentes de contato mensais novas. Com isso, a visão da pessoa estará sempre sendo melhorada e evitará desgastes no uso do produto.

Por certo, o preço delas é maior do que as lentes anuais, porém seguem abaixo das que são diárias. Enquanto que podem ser úteis para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Cuidados para com as lentes de contato mensais

Bem como as outras lentes, as mensais devem receber os mesmos cuidados que são aplicados nos outros produtos. Desse modo, a diferença é realmente o descarte em 30 dias e a necessidade da troca.

Assim, confira algumas dicas importantes a respeito do produto:

  • Lave sempre as mãos antes de manusear essas lentes (água e sabão);
  • Nunca toque nos olhos com as mãos sujas em locais públicos;
  • Utilize as soluções adequadas para cada tipo de produto;
  • Produtos voltados para a assepsia devem ser utilizados adequadamente;
  • Soluções que são multiuso conseguem eliminar gorduras e proteínas que podem gerar contaminações;
  • Siga as instruções do produto;
  • Nunca use produtos com validade vencida;
  • Respeite o período de trocas;
  • Entre outros.

Além disso, as infecções, hipersensibilidades ou mesmos traumas podem ser prejudiciais e isso também trará problemas visuais. Então, siga todos os processos de limpeza e modo de uso das lentes de contato mensais.

Quem pode usar as lentes de contato mensais?

Para as pessoas que apresentam alguns tipos de problemas visuais, as lentes mensais são ideais. Veja uma lista com os principais:

  • Miopia: problemas para enxergar de longe;
  • Hipermetropia: não conseguir visualizar de perto;
  • Astigmatismo: união desses dois fatores.

De fato, para quem não quer ficar sem suas lentes descartáveis e busca um bom preço elas são ideais. Contudo, para os usuários de óculos, não será muito bom utilizar as lentes mensais e os óculos.

Assim, nesse caso o melhor seria justamente adquiri lentes diárias que podem ser descartadas diariamente. Nesse sentido, é possível também comprar lentes coloridas e que tenham ou não graus de correção.

Sem dúvida, as grandes vantagens ficam nos quesitos segurança, conforto e praticidade que durarão 30 dias. Dessa maneira, as mesmas se tornam uma excelente opção presente no mercado.

É imprescindível também zelar pela boa higiene das lentes de contato mensais para evitar diversos problemas. Com isso, as instruções da embalagem e orientações do oftalmologista devem ser seguidas.

Vale a pena utilizar lentes de contato mensais?

Para os usuários que necessitam de um produto que dure por um longo período essa pode ser uma boa alternativa. Pois, será possível sempre estar com um novo tipo de lente todos os dias.

Assim, os olhos terão um tempo de descanso e isso auxiliará bastante durante o tratamento dos problemas visuais. Além disso, para quem não consegue se adaptar as lentes diárias ou mesmo aos óculos elas são de grande valia.

De fato, as lentes de contato são produto que servem basicamente para melhorar os problemas de visão mais comuns. Podendo inclusive ser utilizadas para fins estéticos, o que garante uma vantagem aos usuários.

Entretanto, os cuidados devem ser redobrados com a higiene, ainda mais em tempos de coronavírus. Para isso, é importante estar sempre com as mãos bem lavadas com água e sabão para evitar contaminações.

Por certo, as lentes de contato mensais trazem praticidade e se tornam um produto muito eficaz. Dessa maneira, vale a pena usar essas lentes a fim de garantir uma vida mais saudável. Por fim, realize uma consulta com um oftalmologista para que o mesmo lhe oriente corretamente.


Comentários