Esportes e as lentes de contato

As lentes de contato possuem uma vantagem muito grande já que permitem a prática de esportes. Dessa forma, as pessoas podem realizar diversas atividades e ainda contar com um produto de alta qualidade.

Assim, elas se tornam muito mais práticas do que os óculos que não são adequados para essa tarefa. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar mais informações a respeito das lentes.

Vantagens das lentes de contato

Antes de tudo vamos entender alguns pontos importantes sobre esse produto que consegue ser muito eficiente. Desse modo, as lentes são fabricadas para efetuar correções visuais ou para fins estéticos.

Assim, se adaptam com mais facilidade aos olhos das pessoas e ajudam a melhorar a saúde ocular. Nesse sentido, as mesmas não embaçam, escorregam ou caem, sendo muito mais práticas que os óculos.

Além disso, os próprios óculos convencionais tendem a cair do rosto quando se pratica esportes. Enquanto que podem gerar acidentes graves em certos esportes de maior contato físico.

As lentes de contato podem corrigir problemas visuais mais comuns que são;

Consequentemente permitem com que os seus usuários mantenham uma vida mais saudável e enxergando corretamente. Então, os benefícios são muitos e basta apenas passar por uma consulta com um oftalmologista.

Assim, o mesmo irá realizar exames e indicará lentes que estejam adequadas as suas necessidades. Então vamos entender nos próximos tópicos as vantagens das lentes na prática de esportes.

Lentes de contato e a prática de esportes

Mediante aos benefícios que as lentes apresentam, as mesmas tem sido amplamente utilizadas ao praticar esportes. Pois, elas ajudam a pessoa a se movimentar e geralmente é mais difícil de sofrer danos.

Assim, o campo de visão é mais amplo e garante que o esportista possa realmente enxergar corretamente. Enquanto que os óculos, além de gerar acidentes, podem cair ou mesmo quebrar durante o evento.

Além disso, as lentes de contato são mais confortáveis e se adaptam corretamente aos olhos da pessoa. Com isso, ela terá maior saúde ocular e correção dos problemas de visão que prejudicam suas tarefas.

Obviamente antes de comprar as lentes e querer praticar esportes é necessário falar com seu médico oftalmologista. Pois, somente ele é que poderá dizer se o paciente precisa das lentes ou mesmo se pode utilizar o produto.

Vale lembrar que ao colocar ou retirar suas lentes é necessário lavar bem as mãos com água e sabão. Pois, além de evitar contaminações a pessoa também estará se precavendo do coronavírus.

Tipos de lentes de contato para usar em esportes

No mercado as opções de lentes são muitas e cada uma delas possui um período de uso e descarte. Desse modo, existem as que são diárias, mensais, quinzenais ou mesmo anuais.

De fato, as gelatinosas são amplamente confortáveis e sua adaptação costuma ser muito mais fácil. Enquanto que a rígidas já são mais complicadas para colocar e necessitarão de um certo treino.

Por certo, as contaminações das lentes de contato de curta duração são menores devido ao descarte delas. Com isso, elas ficam um tempo nos olhos, então são jogadas no lixo e um novo par é utilizado.

Já as lentes de uso prolongado e que duram 15 dias, 1 mês ou 1 ano irão necessitar de higienização. Nesse sentido, isso deverá ser feito diariamente para que não venha a prejudicar os olhos da pessoa.

Essa limpeza terá de ser realizada sempre que as mesmas forem removidas e devem contar com soluções específicas. Então, coloca-se as mesmas em um estojo preenchido com a solução e deixa as lentes serem desinfetadas.

Entretanto se elas forem do tipo descarte diário basta apenas efetuar a retirada delas e jogá-las fora. Com essa praticidade o usuário terá muitas opções possível de lentes, basta escolher a que se adapta ao seu perfil.

Proteção UV nas lentes de contato

Algumas lentes de contato ainda possuem uma proteção UV contra os raios solares. Desse modo, isso ajuda muito quem pratica corridas ou esportes que sejam realizados em espaços abertos.

Assim, para quem gosta de ir a praia ou mesmo ao parque, é possível usar um produto adequado. Com isso, seus olhos estarão mais protegido e isso evitará que os raios UVA e UVB possam trazer algum prejuízo.

Alguns atletas profissionais usam lentes, conheça alguns deles:

  • Gustavo Kuerten;
  • Kaká;
  • Balotelli;
  • Diego Hypolito;

Então, ao utilizar esse produto você garante sua saúde ocular e ainda pode se proteger corretamente do sol. Além disso, no mercado existem diversas marcas e modelos altamente tecnológicos e eficazes.

Quais problemas visuais as lentes de contato podem corrigir?

Atualmente existem diversos problemas visuais que podem ser corrigidos pelas lentes e isso é um grande benefício que elas trazem. Dessa forma, a miopia é um desses principais fatores e consiste na dificuldade de enxergar de longe.

Assim, há um erro refrativo, onde a imagem é gerada de maneira errada, ficando embaçada ou borrada. Nesse sentido, as lentes de contato conseguem corrigir esse problema e ajudam na melhoria da visão.

Já a hipermetropia consiste em não enxergar o que estiver perto da pessoa, seja um livro ou objeto. Com isso, é possível enxergar de longe, mas de perto tudo fica embaçado prejudicando a leitura de livros.

Do mesmo modo que a miopia é possível usar óculos ou lentes para auxiliar na melhoria da visão. Por sua vez o astigmatismo reúne os dois fatores, dificultando enxergar a qualquer distância (perto/longe).

Como a visão ficará embaçada é necessário lentes tóricas que servem para efetuar essa correção visual. Por fim, temos a presbiopia que se inicia aos 40 anos e se parece com a hipermetropia.

Bem como os problemas anteriores somente as lentes ou óculos é que podem realmente ajudar nesses casos. Por certo, sempre consulte um oftalmologista antes de adquirir as lentes para evitar coloca-las de maneira errada.

Vale a pena usar lentes de contato para praticar esportes?

Sem dúvida, as lentes de contato são ideais para quem pratica esportes e podem agregar muito. Então, realmente vale a pena realizar a aquisição das mesmas para efetuar a correção de problemas visuais.

Além disso, mesmo que sejam sem grau, podem ser utilizadas tranquilamente para a prática de esportes. Contudo, as regras de higiene e limpeza devem ser sempre feitas de maneira regrada para evitar problemas.


Comentários