Uso de máscara embaçou seus óculos? Descubra como resolver isso

Por conta da pandemia do COVID-19, muitas pessoas precisaram se acostumar com o uso de máscaras. Você tem problemas oculares, e a máscara embaçou seus óculos? Como você pode lidar com essa situação?

Diversas medidas sanitárias, como lavar as mãos com frequência e passar álcool em gel foram adicionadas a nossa rotina. Em geral, as máscaras eram usadas em casos específicos, mas agora todos precisam se adaptar a elas.

Porque a máscara embaçou seus óculos?

Sabe o que acontece quando você coloca máscara e óculos juntos? Muitas das vezes, o hálito quente pode escapar pelas laterais da máscara. Quando as lentes frias entram em contato com esse vapor aquecido, ocorre condensação.

Esse fenômeno acaba causando o embaçamento das lentes, de forma muito semelhante a outras situações. Por exemplo, quando você entra em uma sauna usando óculos. No fim, o efeito de névoa acaba sendo o mesmo.

Quem tem óculos de sol também é prejudicado

Sabia que até mesmo as pessoas que usam óculos de sol podem enfrentar esse mesmo problema? Afinal, se a máscara embaçou seus óculos de grau, o mesmo pode acontecer com óculos que protegem da luz solar.

Além de trazer desconforto, óculos embaçados podem também causar acidentes domésticos ou no trânsito. Por conta disso, confira as principais dicas para evitar que seus óculos fiquem embaçados.

Dicas para prevenir o embaçamento das lentes

Felizmente, existem algumas instruções simples para evitar que essa situação atrapalhe o seu dia-a-dia. Acompanhe a seguir as cinco principais sugestões para você não embaçar seus óculos por conta do uso da máscara:

  • Se estiver usando uma máscara cirúrgica, ajuste o clip nasal. Se quiser improvisar um modelo, você pode usar alguma fita;
  • Não deixe espaço entre a máscara e a parte de baixo dos óculos. Use o peso do acessório para impedir a saída de ar;
  • Certifique-se de que o elástico da sua máscara está ajustado a sua cabeça;
  • Se a máscara embaçou seus óculos, outra opção é colar ela no nariz com esparadrapo ou micropore;
  • Experimente dobrar uma parte pequena da máscara, na parte superior, para o lado interno;
  • Você pode seguir a orientação anterior, adicionando um lenço de papel dobrado em quatro, na parte superior da máscara.

A máscara embaçou seus óculos? Saiba como limpar

Seus óculos estão embaçados por conta da máscara e você não sabe qual a melhor forma de limpar? Confira as dicas e materiais que podem ser utilizados para desembaçar os óculos de grau ou de sol.

Lave os óculos com água e sabão neutro

Quem usa óculos com frequência já sabe que essa é a melhor forma de higienizar o acessório. Embora muitas pessoas acreditem que apenas produtos específicos possam limpar os óculos, água e sabão neutro são muito eficazes.

Lembre-se de lavar suas mãos com atenção e minúcia antes de começar a manusear o acessório. Mesmo se a máscara embaçou seus óculos e você não consegue enxergar muito bem, é importante limpar as mãos primeiro.

Então, esfregue suavemente o sabão nas lentes dos óculos e banhe-os com água morna (mas nunca quente).

Que tal usar um sabão seco para limpar óculos embaçados?

Aplique o sabão seco nas lentes do seus óculos. Então, depois passe delicadamente um paninho de microfibra (aquele que veio junto com o estojo do óculos). Faça isso até as lentes ficarem transparentes.

Nunca utilize álcool para limpar os óculos

Todo mundo está usando muito álcool líquido e em gel. Então, algumas pessoas acreditam que podem limpar os óculos com o produto. Porém, não é uma boa ideia higienizar as lentes com qualquer tipo de produto parecido.

Afinal, você pode danificar suas lentes de forma progressiva. Além do mais, você também pode estragar a sua armação. Então, se a máscara embaçou seus óculos, não cometa o erro de usar álcool para desembaçar.


Comentários