Prevenção contra o Covid-19: saiba como limpar lentes do óculos

Atualmente vivemos momentos onde a prevenção é a palavra-chave. Assim, neste artigo vamos falar sobre a prevenção contra o COVID-19 através dos olhos, óculos e lentes de contato.

Como a prevenção do contagio pelas mãos e boca, o contagio via olhos também pode acontecer. E com muito mais facilidade, apesar de não estar tendo muita divulgação.

Veja a partir de agora como se prevenir da contaminação e como limpar as lentes de óculos infantil, de adultos e de contato. Leia o artigo até o fim e fique mais informado.

Covid-19 pode ser transmitido via olhos?

A resposta para essa pergunta é sim! O Covid-19 pode ser transmitido pelos olhos. O contágio via olhos acontece através das mãos e dedos contaminados. Assim como também através de óculos e lentes de contato.

A contaminação pelos olhos ocorre quando o vírus entra em contato com a mucosa conjuntiva. Ele penetra a mucosa e alcança a corrente sanguínea. Podendo ser através das mãos ou dedos contaminados ou usando óculos não higienizados apropriadamente.

Uma forma de prevenção contra o covid-19 é a higienização das mãos e dos óculos. Vamos abordar mais adiante sobre como realizar correta limpeza das mãos e como limpas as lentes dos óculos.

Assim um simples esfregar os olhos já seria o suficiente para poder se contaminar e contrair o vírus. Em relação a quem usa óculos de grau ou de sol os cuidados devem ser redobrados. Uma vez que cobrimos a boca e o nariz e deixamos os olhos sem proteção.

Prevenção contra o Covid-19: Como evitar o contágio via olhos?

Então, sobre a melhor forma de se prevenir contra o vírus, é de fundamental importância a higienização. Não somente das mãos mas também dos óculos.

Para os que utilizam lentes de contato o risco ainda é maior. Apesar de não estar sempre levando as mãos aos olhos, quem usa lentes de contato corre risco. Tanto no momento de colocação quanto no momento de retirada das lentes.

Uma curiosidade a respeito do vírus é que ele também pode estar presente na lágrima. Mesmo em quantidades pequenas e apesar do baixo risco, ele ainda existe.

Como limpar as lentes do Óculos?

Assim, vamos agora abordar o fator mais importante em relação a prevenção contra o Covid-19. A higienização primeiramente das mãos e posteriormente dos óculos e lentes de contato.

A importância de se lavar e higienizar as mãos antes de fazer qualquer coisa é primordial para a não contaminação. Não somente contra o Coronavírus, mas também contra bactérias e vírus que podem causar serias doenças dos olhos.

Porém, existem algumas particularidades que iremos abordar neste artigo sobre a higienização das lentes dos óculos. Sendo recomendado por fabricantes e oftalmologistas somente o uso de água na temperatura ambiente e sabão neutro.

Já para as mãos, é importante o uso de álcool em gel 70% para se certificar da limpeza. Além do uso de água e sabão. No caso das lentes dos óculos não é recomendado o uso de álcool em nenhuma forma.

As razões para o não uso do álcool são:

  • O álcool pode danificar os tratamentos dados as lentes;
  • Com o tempo o álcool danifica a lente a ponto de ficarem constantemente embaçados e riscarem com mais facilidade.

Passo a passo para a limpeza correta dos óculos

Vamos a um passo a passo para ajudá-los na limpeza das mãos e óculos e auxiliar na prevenção contra ao Covid-19. Veja abaixo:

  • Antes de qualquer coisa lave bem as mãos com água e sabão neutro. Não deixe de esfregar bem as palmas, entre os dedos, as unhas e a parte superior das mãos;
  • Após realizada a limpeza das mãos lave os óculos, primeiro molhando as lentes e utilizando sabão neutro de sua preferência. Evite sabão coloridos ou com perfume, eles podem danificar suas lentes;
  • Espalhe bem o sabão nas lentes e na armação dos óculos, faça com cautela para não danificar nada;
  • Após a lavagem enxague com água na temperatura ambiente e seque a armação e lentes com um pano de preferência macio, como microfibra;
  • Realizando esse procedimento o risco de contaminação pelo Covid-19 será mínimo.

Qual período para higienizar as minhas lentes

A princípio a higienização dos óculos deverá ser realizada todas as vezes que o usuário estiver exposto a ambientes externos. Quando se tem que sair de casa para trabalhar, por exemplo.

Mas realizando os procedimentos que passamos acima mesmo no local de trabalho o risco de contágio via olhos fica reduzida. Outra dica é sempre limpar as lentes antes de colocá-los na caixinha. A limpeza antecipada garante, caso você esqueça, a proteção contra o Coronavírus. Nada melhor que bons hábitos!

Óculos infantil também precisa ser higienizado?

Mais uma vez a resposta é sim! Todo óculos infantil precisa ser higienizado, da mesma forma que os óculos dos adultos. As crianças por não terem ainda noção de como se prevenir precisam do auxílio dos adultos.

Em tempos onde o isolamento social nos une a nossas famílias, nada mais certo que cuidarmos dos óculos dos pequenos também. Todo o cuidado na prevenção contra o covid-19 é válida sempre.

Outro fator importante é a higienização das mãos das crianças. Mesmo em casa as crianças podem pegar em objetos que os adultos estavam usando na rua. Assim, lave as mãos das crianças com sabão neutro e água em temperatura ambiente.

Dessa forma protegemos as crianças e os adultos da família contra o vírus e outras doenças. Das quais podem ser transmitidas pelo contato da mãos nos olhos.

Para prevenção contra o Covid-19 é possível usar álcool gel nas lentes?

Como dito anteriormente neste artigo, o uso do álcool em gel ou liquido não é recomendado para limpeza das lentes. Isso porque o álcool pode danificar as proteções da sua lente, como o anti-risco ou antirreflexo.

Outros produtos que os fabricante e oftalmologista não recomendam são os listados abaixo:

  • Produtos a base de álcool;
  • Álcool em gel;
  • Álcool 70%;
  • Sabonetes e perfumes com cheiros;
  • Papel toalha, papel higiênico ou guardanapo;
  • Água quente ou gelada, pois podem danificar não somente as lentes como as armações.

Em se tratando da manutenção do seus óculos e lentes todo o cuidado é pouco. Por isso vamos reforçar que o uso de produtos à base de álcool agem de forma agressivas as lentes.

Logo, danificando as lentes a longo prazo, podendo deixá-las embaçada, e manchadas. Além de retirar o tratamentos que foram solicitados pelo médico como lentes antirreflexo e antirisco.

Como higienizar as lentes de contato?

Como um bônus, vamos falar sobre a higienização das lentes de contato. Pois muitos usuários de óculos também fazem o uso casado com as lentes de contato.

Então, as lentes uma vez nos olhos não precisam de dedos ou mãos as tocando para o melhor ajuste. Assim, os cuidados com as lentes de contato deverão ser antes e após o uso das mesmas.

No momento de colocação das lentes o usuário deverá realizar o procedimento de limpeza e higienização das mãos. Caso não esteja em casa a higienização do local onde será colocado o material para limpeza das lentes deve ser feita.

Realizada a limpeza das mãos, as lentes devem ser colocadas nos olhos seguindo as recomendações do oftalmologista. Para o procedimento da retirada das lentes a higienização das mãos e do local onde será colocado o material também deve ser feito.

Contudo, as lentes deverão ser limpas antes de serem condicionadas na caixa. E jamais utilize álcool 70% ou em gel ou produtos com álcool para limpar as lentes.

Da mesma forma que as lentes dos óculos, as lentes de contato podem ficar danificadas. E outra dica é jamais utilize lentes danificadas nos olhos. Dessa forma você evita ocasionar lesões nos olhos e problemas graves no futuro.

Dicas extras de como não embaça os óculos quando utilizar a mascara de proteção

Para não ter que levar as mãos ao rosto quando estiver em ambientes externos siga a seguinte dica. Utilize um guardanapo de papel por baixo da máscara, e coloque o guardanapo onde encaixa o nariz.

Dessa forma toda a umidade da respiração ficará retida no guardanapo evitando que as lentes dos óculos fiquem embaçadas. Além de auxiliá-lo a não colocar as mãos no rosto.

Mais uma dica, principalmente para as mulheres. Geralmente o uso de maquiagem principalmente nos olhos é muito utilizado durante o dia a dia. Contudo não é recomendado o uso de maquiagem nos olhos durante a pandemia.

Além de causar irritação nos olhos, o que vai levar as mãos ao rosto constantemente, o uso de maquiagem causa outros danos. Uma forma de prevenir doenças nos olhos é a limpeza.

Assim, para quem tem o costume de utilizar cílios postiços ou mesmo os permanentes muito cuidado. Os cílios acumulam sujeiras o que causaria irritações e levaria novamente as mãos aos olhos.

Contudo, se mesmo assim for imprescindível o uso de maquiagem nos olhos, tenha o cuidado de higienizar as mãos. Como também no momento da limpeza do rosto e a retirada da maquiagem dos olhos. A prevenção sempre será o melhor remédio!


Comentários