Posso pegar chuva nas lentes de contato?

Você tem medo de pegar chuva nas lentes de contato? Muitas pessoas têm essa dúvida. Pois, acreditam que o contato com a água pode danificar as lentes e prejudicar a saúde dos olhos.

Principalmente porque ela pode conter microrganismos patogênicos que atacam a córnea e podem levar a cegueira. Dessa forma, para esclarecer de vez essa dúvida continue lendo este artigo.

Pegar chuva nas lentes de contato faz mal?

Basicamente, o mais recomendado é evitar qualquer interação entre as lentes de contato e a água. Pois, ainda que ela seja filtrada, sempre há a chance de que ela contenha uma série de microrganismos.

Assim, a maior parte deles não fazem nenhum mal a nossa saúde ou aos nossos olhos. Porém, uma pequena parte pode trazer consequências graves para a nossa visão.

Necessitando de tratamento intensivo para tentar desacelerar ou reverter os danos gerados ao tecido ocular. Dessa forma, um bom exemplo que demonstra o perigo de pegar chuva nas lentes de contato é a Acanthamoeba.

Que é um microrganismo unicelular capaz de trazer graves prejuízos a saúde ocular. Pois, quando entra em contato com olhos ataca a córnea causando feridas abertas e afetando permanentemente a visão.

De fato, qualquer pessoa tem chance de ter os olhos infectados por essa ameba. Uma vez que todos temos contato com água durante o nosso dia a dia.

No entanto, pesquisas demonstram que usuários de lente de contato correm um risco bem maior. Pois, a lente fica diretamente em contato com a córnea. Então, se ela estiver contaminada, as chances de infecção são muito maiores.

Portanto, além de manter uma rotina intensa de higienização das lentes de contato. Também é recomendado que os usuários tomem cuidado com qualquer interação com a água durante o uso delas.

Pessoa de roupa preta

Descrição gerada automaticamente

Então, evite ao máximo pegar chuva nas lentes de contato. Porém, caso seja inevitável, invista em uma boa limpeza e desinfecção quando você chegar em casa.

Dicas para utilização das lentes de contato

Os usuários de lentes de contato sabem que são necessários diversos cuidados e precauções para garantir a segurança do uso. Basicamente, esses cuidados envolvem higienizar muito bem as lentes antes de colocá-las.

Bem como, ao removê-las depois de um dia intenso de uso. Além disso, existem muitas outras regras como:

  • Não reaproveitar a solução de limpeza;
  • Usar colírio durante o dia;
  • Não dormir com as lentes de contato;
  • Utilizar as lentes por mais tempo do que é recomendado;
  • Evitar o contato com a água.

Entretanto, quando falamos especificamente sobre pegar chuva com as lentes de contato, não existe uma regra muito clara. Nesse sentido, o consenso é que se deve evitar.

Porém, sabemos que nem sempre é possível. Dessa forma, alguns oftalmologistas recomendam que ao realizar atividades ao ar livre, as pessoas optem por modelos de lentes descartáveis.

Assim, caso as lentes sejam expostas a chuva, será possível descartá-las imediatamente. No entanto, caso você não possua lentes descartáveis, é fundamental que você realize uma boa limpeza ao retornar para casa.

Além disso, se você pegar chuvas nas lentes de contato, evite passar a mão nos olhos enquanto eles estiverem molhados. Pois, isso pode fazer com que a sua lente saia e você correrá o risco de perdê-la na rua.


Comentários