Quando surgiu as lentes de contato na história
As lentes de contato vêm ganhando cada vez mais espaço. Isso porque a praticidade deste produto sobrepõe a do óculos de grau. Por isso, as empresas estão investindo em modelos desenvolvidos e funcionais.
Dessa forma, é importante conhecer um pouco mais sobre eles. Entender como a lente surgiu e quais as alternativas de hoje no mercado. Só assim, é possível fazer uma boa escolha no futuro.
Portanto, o objetivo deste post é te ajudar nessa jornada. Aqui você vai entender mais sobre esse produto e suas variações. Veja como muitas coisas sobre sua invenção não eram conhecidas.
Contextualizando um pouco
Acredita-se que, aproximadamente, 2% da população mundial use lente. Isso equivale a cerca de 125 milhões de pessoas. Afinal, as lentes de contato são mais leves e mais sutis do que os óculos.
Isso sem falar na sua eficácia em corrigir problemas como a miopia. No entanto, muitas pessoas não sabem como elas surgiram. O próximo tópico vai falar um pouco mais sobre isso, acompanhe.
Lentes de contato: quando surgiram?
Se você acredita que esse produto é recente, está bem enganado. A primeira versão dele foi sugerida ainda em 1508 por Leonardo da Vinci. Nos anos seguintes, outras variações e otimizações foram surgindo.
Um exemplo, foi a idealizada em 1636 por René Descartes. No entanto, foi apenas em 1887 que algo de fato foi construído. O responsável por isso foi o alemão Adolf Eugen Fick. Desde então, as lentes de contato vêm passando por mudanças.
Quais os tipos existentes?
Elas são classificadas em mais de uma maneira. Isso depende da perspectiva que se quer avaliar. Confira abaixo quais são as possibilidades dentro desse esquema de divisão.
Função: lentes de contato
- Lentes corretivas: tratam de erros de refração como a miopia e o astigmatismo;
- Lentes terapêuticas: sua função é tratar condições não-refrativas. Usadas depois de procedimentos cirúrgicos como o LASIK;
- Com funções cosméticas: servem para dar outras formas ao olho e colorir as suas pupilas;
- Corretivo-cosméticas: combina as duas funções em um só produto.
Material
- As mais famosas são as rígidas e as gelatinosas;
- Rígidas podem ser acrílicas, gás-permeáveis e híbridas;
- Gelatinosas são melhores para quem está em processo de adaptação com as lentes de contato.
Lentes de Contato:Por tempo de uso
- Uso diário: é feita para que o indivíduo a remova antes de dormir;
- Estendido: projetada para ficar no olho por longos períodos. Geralmente, pode ser usada por 6 ou mais noites.
Desenho
- Podem ser esféricas, asféricas e tóricas;
- As lentes asféricas garantem um maior alinhamento entre a lente e a córnea.
Lentes de contato e suas possíveis complicações
Nem tudo são flores. O uso indevido desse produto pode ocasionar complicações bem sérias. Por isso, o ideal é sempre buscar a ajuda de um oftalmologista antes de tudo. Acompanhe algumas das condições que podem surgir caso não haja cuidado.
Pálpebra
- Ptose.
Conjuntiva
- Dermatite de contato;
- Ceratoconjuntivite límbica superior;
- Conjuntivite papilar gigante.
Córnea
- Abrasão e erosão da córnea;
- Úlcera na córnea;
- Hipóxia;
- Infecção e ceratite;
- Ceratocone;
- Olho vermelho.
Por fim, as lentes de contato são ótimas alternativas para quem não curte óculos. No entanto, é preciso cuidar bem delas. Assim, você garante a manutenção da sua saúde ocular.
Deixe um comentário