Quando fazer o primeiro exame oftalmológico?
Com quantos anos deve-se fazer o primeiro exame oftalmológico?
Você se tornou Pai ou Mãe há pouco tempo? Parabéns!!! 🙂 Imagino que você esteja com várias dúvidas! Vou tentar te ajudar com uma delas. Quando deve ser agendado o primeiro exame oftalmológico? Saiba que o primeiro exame deve ser feito aos 6 meses de idade. Depois aos 3 anos e aos 5 ou 6 anos de idade.
A primeira consulta é extremamente importante, pois à partir dela você poderá antecipar problemas de visão do seu filho(a). Caso possua alguma doença e ela não seja tratada com antecedência a criança corre o risco de perda permanente da visão.
Especialistas informam que 5% a 10% de crianças no pré-escolar e 25% em idade escolar possuem problemas visuais. Então durante os primeiros meses procure se informar com um médico oftalmologista para verificar com quantos meses a criança já poderá fazer o seu primeiro exame e de quanto em quanto tempo deverá voltar ao médico para novas consultas.
A AOA (American Optometric Association) recomenda um exame ocular a cada dois anos para crianças em idade escolar mesmo que a criança não possua nenhuma necessidade de correção visual. Como sempre avisamos o exame preventivo é o melhor remédio. As crianças que necessitam de óculos de grau ou lentes de contato devem ir todo ano ao seu médico oftalmologista ou voltar de acordo com a frequência informada pelo médico.
Lembre que uma indicação de que seu filho precisa ir ao médico oftalmologista estão atreladas a notas baixas, dificuldade no aprendizado e dificuldade na escrita. É importante estar atendo, pois algumas crianças não sabem informar ao certo sua dificuldade ou as vezes possuí vergonha de usar óculos.
Levar seus filhos a um oftalmologista e fazer um exame oftalmológico é extremamente importante, pois as crianças precisam das seguintes habilidades visuais para aprender:
- Visão de perto
- Visão à distância
- Habilidades de equiparação de olho
- Habilidades de movimento dos olhos
- Habilidades de foco
- Consciência periférica
- Coordenação olho com a mão
Como devo proceder?
Um médico pediatra ou o médico da família irá provavelmente examinar os olhos do seu filho(a) e lhe informar quando deve levá-lo(a) ao oftalmologista. Se houver alguma suspeita de um possível problema durante exames de rotina, ele deverá encaminhar para um oftalmologista ou optometrista para uma nova avaliação. Por possuir equipamento e treinamento específico o médico oftalmologista poderá ajudá-lo a descobrir qualquer problema ou lhe informar algum possível problema.
Como acompanhar os exames realizados?
O exames são realizados de acordo com a idade da criança, mas provavelmente será realizado um exame sobre histórico de casos na família, avaliações de visão, caso existe a necessidade de óculos o grau será informado, teste de alinhamento dos olhos, exame oftalmológico e uma consulta com os pais sobre os resultados.
É importante gerar um histórico para a criança. Dessa maneira poderá ter todas as informações sobre ela para ajudar em um diagnóstico ou acompanhar o crescimento da criança e seu exames posteriores. Certifique-se de informar ao seu oftalmologista se existe um histórico familiar de problemas oculares que exijam correção da visão, como miopia ou hipermetropia, estrabismo, astigmatismo, ambliopia e glaucoma.
Toda informação passada aqui foi da realização de uma pesquisa sobre conteúdos online sobre o tema e em hipótese nenhuma substitui uma consulta com o pediatra ou oftalmologista. Não deixe de questionar o médico pediatra sobre a possibilidade do seu filho(a) possuir algum problema de visão e solicitar uma data para agendar a primeira consulta da criança. É muito importante para o futuro dela realizar esses primeiros exames.
Hoje existem diversos modelos de óculos de grau que são fabricados para crianças com diversas cores e modelos. Um vídeo que ficou famoso alguns anos atrás foi o vídeo da pequena Piper. Mostra a reação de uma linda bebê e ver seus pais pela primeira vez usando o seu primeiro óculos de grau. 🙂 É emocionante!!!
Lembre-se, o importante é que a criança tenha um crescimento saudável.
Deixe um comentário