Do que as lentes são feitas?

Shutterstock

Hoje existem diversas tecnologias e materiais que os fabricantes utilizam para trazer o melhor conforto e acuidade visual para os seus usuários. A cada ano um fabricante parece lançar uma nova lente com mais conforto, proteção para saúde ocular e grande capacidade de hidratação e oxigenação. Por esse motivo vamos falar de duas lentes mais fabricadas hoje em dia e do que as lentes são feitas.

Serão 2 tipos de lentes e seus respectivos materiais usados na produção dessas lentes de contato com grau que estão no mercado já faz algum tempo.

Lentes de contato de hidrogel

As lente hidrogel comum é uma lente flexível, confortável e por muitos anos foi uma das preferidas dos usuários de lentes de contato. Com a evolução dos materiais e os estudos para uma melhor oxigenação, as lentes de contato evoluíram para um novo material, os seja, para as lentes de silicone hidrogel. As lentes hidrogéis apesar de serem confortáveis e muito boas elas possuem uma oxigenação inferior ao material de silicone hidrogel. Por isso pretendemos falar do que o mercado têm de melhor hoje em dia! Entenda do que estamos falando no parágrafo abaixo.

Shutterstock

Lentes de contato de silicone hidrogel

Esse é um dos materiais mais utilizados na fabricação de lentes de contato. São lentes que possuem maior conforto e que se acomodam muito bem aos seus olhos. Sua tecnologia faz com que essa lente consiga manter a hidratação e oxigenação por muito mais tempo diminuindo assim irritações, vermelhidão ou a sensação de olho ressecado.

Se comparada no quesito conforto essa é uma das melhores fabricadas. Claro, toda lente de contato precisa de uma adaptação, mas essas são as mais fáceis para isso. Pois o seu material é flexível suficiente para proporcionar essa praticidade.

Mas lembre-se, toda lente de contato precisa ser hidratada também, pois estamos o tempo todo suscetíveis a ambientes ressecados por causa dos condicionadores de ar ou simplesmente por causa da poluição. Sempre que puder hidrate suas lentes com um colírio de lágrimas artificiais ou um umidificante para lentes de contato. Dessa forma você irá manter o conforto das usas lentes por muito mais tempo.

Shutterstock

Você irá encontrar esse material nas lentes fabricadas para miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia em todas as marcas mais vendidas. No entanto esse material até o momento é utilizado em apenas uma marca de lentes para fim estético. São as lentes de contato coloridas de silicone hidrogel da marca Air Optix Colors com ou sem grau. Este produto é da fabricante Alcon e resumidamente é a primeira lente colorida de silicone hidrogel.

Caso possua alguma dúvida sobre a marca que o seu médico oftalmologista indicou ou sobre o produto que escolheu na loja online, basta verificar na descrição logo abaixo a foto. em todas as lentes vendidas online é necessário uma descrição de cada uma. Confira sempre o material utilizado, sua capacidade de hidratação e o tempo de descarte.

Lembrando que para a limpeza das lentes de contato hidrogel você encontra diversas opções em Solução para lentes no site.

Shutterstock

Ainda sim se caso ainda possua alguma dúvida sobre o produto, procure os nossos canais de atendimento pois todos os colaboradores possuem conhecimento suficiente para ajudá-lo a saber mais sobre o a lente de contato escolhida.

As lentes de contato rígidas

Shutterstock

Antigamente as lentes eram produzidas com acrílico e eram conhecidas por lentes de contato não permeáveis ao oxigênio. O que isso significa? Significa que esse tipo de lente dificultava a passagem do oxigênio até a córnea. Esse material foi substituído com o tempo por um novo conjunto de materiais que pudessem permitir essa troca do oxigênio com a córnea. São chamadas agora de lente de contato rígidas gás permeáveis.

Essas lentes possuem uma durabilidade maior se forem bem cuidadas pelo usuário e possuem certa facilidade na aplicação sobre os olhos. São lentes que são indicadas para pessoas com ceratocone para evitar que esta condição se desenvolva. Não sabe o que é ceratocone? Clique aqui

Também são indicadas para pessoas que possuem graus altos, pois dependendo do grau e espessura para a correção você só consiga encontrar o tipo que precisa com a fabricação de lentes rígidas. No fim quem vai lhe indicar se você deve ou não usar lentes de contato rígidas será o seu oftalmologista. Ele é o mais indicado para isso.

As lentes de contato rígidas não são vendidas on-line. São lentes que exigem exames de topografia da córnea, curva base e diâmetro. Todo esse cuidado é para que as lentes sejam feitas exclusivamente para a condição do paciente. Por este motivo nós indicamos o acompanhamento do seu médico oftalmológico e que procure os locais que fornecem esse tipo de lente.

Se tratando da limpeza dessas lentes gás permeáveis existe uma solução específica para elas. Uma dessas soluções é a Boston Simplus.

Esperamos ter lhe ajudado com a sua dúvida ou curiosidade. Quer ler mais sobre assuntos relacionados a esse conteúdo? Clique nas matérias abaixo.


Comentários