Outubro Rosa

Shutterstock

Conforme chega o início de mês de outubro algumas campanhas começa a aparecer. E a mais importante de todas é o Outubro Rosa.

Você provavelmente já assistiu em alguma campanha na TV ou em algum vídeo no YouTube mas vale à pena relembrá-lo sobre o seu significado.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que acontece no mês de outubro e busca a conscientização da sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

São milhares de organizações que trabalham em conjunto para destacar a importância da conscientização, educação e pesquisa da mama.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença na qual as células da mama crescem fora de controle. Essas células geralmente formam um tumor que geralmente pode ser visto em um raio-x ou sentido como um nódulo. Por isso a importância do auto exame e da visita regular ao seu médico.

O câncer de mama ocorre quase inteiramente nas mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama .

Shutterstock

Como deve ser realizado um auto-exame da mama?

1. No chuveiro: Usando as pontas dos dedos, mova-se ao redor de todo o peito em um padrão circular, movendo-se de fora para o centro, verificando toda a área dos seios e axilas. Verifique os dois seios todos os meses procurando por nódulos, espessamento ou nó endurecido. Observe qualquer alteração e avalie os caroços pelo seu médico.

2. Na frente de um espelho: Inspecione visualmente seus seios com os braços ao lado do corpo. Em seguida, levante os braços acima da cabeça. Procure alterações no contorno, inchaço ou ondulações da pele ou alterações nos mamilos. Em seguida, descanse as palmas das mãos nos quadris e pressione firmemente para flexionar os músculos do peito. Os seios esquerdo e direito não combinam exatamente – o peito de poucas mulheres combina, então procure por covinhas, franzidas ou alterações, principalmente de um lado.

3. Deitado: Quando deitado, o tecido mamário se espalha uniformemente ao longo da parede torácica. Coloque um travesseiro sob o ombro direito e o braço direito atrás da cabeça. Usando a mão esquerda, mova as pontas dos dedos em volta do peito direito suavemente, em pequenos movimentos circulares, cobrindo toda a área do peito e axila.

Use pressão leve, média e firme. Aperte o mamilo; verifique se há descargas e caroços. Repita essas etapas para o peito esquerdo.

Shutterstock

O câncer de mama possuí alguma relação com os olhos?

Infelizmente possuí! Mas para entender melhor essa relação vamos primeiro falar como acontece. Após o aparecimento de um câncer inicial ou primário surgem as metástases como um câncer secundário.

Explicando de uma maneira rápida um câncer de mama pode gerar uma metástase nos olhos. De acordo com especialistas é relativamente comum em doenças como câncer de mama, câncer de próstata ou câncer de pulmão o paciente apresentar metástase nos olhos.

Quando o paciente procura o oftalmologista ele já sabe que possui o câncer e chega ao consultório reclamando de visão baixa e embaçada. Além desses dois sintomas o paciente também pode apresentar olho vermelho ou doloroso.

Em alguns casos é possível que o paciente não saiba sobre a metástase e acaba por descobrir o câncer à partir desse exame em seus olhos.

Alertamos para ter calma ao ler esse conteúdo, pois existem diversas doenças que possuem esses mesmos sintomas e por esse motivo você sempre deve procurar o seu médico antes de qualquer coisa.

Shutterstock

A importância da prevenção

Se você é nosso leitor você sabe que estamos sempre alertando para doenças e sintomas relacionados a saúde ocular seja ela causada ou não pelo mau uso das lentes de contato, mas pouco falamos sobre outras doenças que podem ser descobertas por um simples exame no seu oftalmologista.

Por todo os motivos não deixe para visitar o seu médico oftalmologista e evite ir só quando a dor piorar. Claro que o aviso não é apenas para o seu médico oftalmo mas para todos os exames de rotina.

Nós estamos aqui para alertar, ajudar e relembrar mas jamais iremos substituir o seu médico. Procure-o sempre para tirar todas as suas dúvidas e ter uma saúde melhor.

Lembre de repassar os cuidados com a saúde para os seus familiares, amigos e amigas. É muito importante a conscientização de todos para uma vida melhor. 🙂

#outubrorosa

Veja aqui outras matérias sobre a saúde dos seus olhos:


Comentários