Seus olhos mais saudáveis

Shutterstock

Nos dias atuais está cada vez mais difícil dedicar um pouco de tempo em benefício da própria saúde. Com base neste pensamento separamos algumas dicas para tentar lhe ajudar em manter os seus olhos mais saudáveis através da alimentação.

Essas dicas não pretendem substituir nenhum tratamento ou o seu médico oftalmologista. Também não somos nutricionistas mas, como desejamos apenas uma melhora na sua saúde e consequentemente um reforço na saúde dos seus olhos, esperamos que essas dicas realmente ajudem.

Vale lembrar que cada um de vocês possuí uma particularidade e que para tornarem essas dicas cada vez mais eficazes procure seu médico oftalmologista e um(a) nutricionista para lhe auxiliar. Se puder deixe um comentário contando se ajudou ou o que esquecemos de mencionar. Vamos adorar receber sua ajuda! 🙂

Voltando ao assunto, poucos sabem que alguns grupos alimentares influenciam diretamente a saúde dos nossos órgãos. Sempre ouvimos falar sobre a nossa saúde como um todo mas, poucos são aqueles que procuram reforçar a saúde de um órgão em específico .


Foi realizado um estudo sobre doenças oculares relacionadas à idade e foi descoberto que alguns nutrientes como zinco, cobre , vitamina C, vitamina E e beta-caroteno podem diminuir os riscos relacionados a idade e na saúde ocular em 25% .

Este estudo foi atualizado em 2013 para experimentar versões diferentes da fórmula original. Os novos testes incluíram ácidos graxos ômega-3, zeaxantina, luteína e beta-caroteno e o estudo descobriu que certas combinações podem funcionar melhor que outras.

Estudos adicionais concordam que os ácidos graxos ômega-3 (incluindo DHA), cobre, luteína e zeaxantina são importantíssimos para a saúde ocular.

Com base nestas pesquisas separamos 10 alimentos ricos em nutrientes para melhorar a sua saúde dos seus olhos.

TOP 10 alimentos mais saudáveis para os seus olhos

Shutterstock

1 – Coma Peixe

Você encontra em muitos tipos de peixes fontes ricas em ácidos graxos ômega-3. Os peixes que são oleosos são fontes de níveis mais altos. Alguns deles são:

  • Atum;
  • Salmão;
  • Truta;
  • Cavalinha;
  • Sardinha;
  • Anchova e
  • Arenque.

Alguns estudos descobriram que o óleo de peixe pode reverter o olho seco, incluindo o olho seco causado por longas horas no computador .

Obs. Se você é vegetariano ou vegano, você irá encontrar na lista abaixo outros alimentos que possuem as mesmas propriedades mas, é importante que você saiba como equilibrar sua alimentação.

Procure sempre que possível um(a) nutricionista para lhe auxiliar.

Montagem

2 – Nozes e legumes


Também ricas em ácidos graxos ômega-3 as nozes oferecem altos níveis de vitamina E, que podem proteger os seus olhos das consequências relacionadas à idade.

É um produto de fácil acesso, manuseio e transporte. Leve consigo sempre um punhado dessas nozes para sempre que bater aquela fominha você tenha alguma disponível para saborear.

  • Nozes;
  • Castanha-do-pará;
  • Castanha de caju;
  • Amendoim e
  • Lentilhas.

Evite esses alimento em caso de alergia e procure junto ao seu médico um substituto para você.

3 – Sementes

Assim como as nozes e os legumes as sementes são ricas em ômega-3 e são uma fonte rica de vitamina E. Além disso você encontra essas sementes na maioria dos supermercados. São elas:

  • Sementes de chia e
  • Sementes de linhaça.

Shutterstock

4 – Frutas Ricas em Vitamina C

Algumas frutas são ricas em vitamina C que assim como as vitamina E também é antioxidante. O consumo de alimentos antioxidantes são recomendados pela AOA (Academia Americana de Oftalmologia) para combater dano ocular relacionada à idade. Seguem algumas frutas para você escolher:

  • Limões;
  • Laranjas e
  • Acerola.
Shutterstock

5 – Vegetais com folhas na cor verde escuro

Ar cor verde escuro nas folhas indica que elas são ricas em luteína e zeaxantina. Esses vegetais, acredite se quiser, também são fontes ricas em vitamina C. São eles:

  • Espinafre;
  • Escarola;
  • Brócolis e
  • Couve.

Lembrando que não são apenas esses 4 vegetais que possuem essas características. Outros alimentos fornecem as mesmas qualidades. Cada região possui o seu alimento característico.

Se puder faça uma pesquisa sobre esse alimento regional e veja quais são as qualidades e nutrientes que ele fornece. Afinal nesta lista consta alguns alimentos que não são encontrados em todas as regiões do Brasil.

6 – Cenouras


Um alimento muito comum a cenoura é ricas em vitamina A e beta-caroteno. Um curiosidade é que exatamente beta-caroteno é responsável pela cor laranja das cenouras.

Uma importante vitamina que esse alimento possui é a vitamina A que desempenha um papel essencial para a visão. É um componente de uma proteína chamada rodopsina, que ajuda a retina a absorver luz.

Shutterstock

7 – Batata-doce

Assim como as cenouras a batata-doce é rica em beta-caroteno. Esse tubérculo também oferece vitamina E.

Shutterstock

8 – Carne

Antes de falar da carne saiba que assim como o peixe, a carne e ovos podem ser substituídos por outros alimentos. Se você é vegetariano ou vegano você pode observar que nesta mesma lista outros alimentos oferecem os mesmos nutrientes mas claro, você precisa saber sobre as quantidades necessárias para cada substituição alimentar.

Portanto isso pesquise sobre o assunto e assim que possível tire suas dúvidas com um(a) nutricionista. Por mais que a gente pesquise o tema é sempre bom conversar com que estuda isso a vida toda! 😀 Vamos lá.

O zinco tem sido associado a uma melhor saúde para os seus olhos a longo prazo e a carne é rica dessa substancia. Ele ajuda retardar a perda de visão relacionada à idade e a degeneração macular.

O olho em si contém altos níveis de zinco, principalmente na retina, e o tecido vascular ao redor da retina.

Estamos falando da carne bovina pois é importante saber que outras carnes como peito de frango e lombo de porco possuem zinco, mas em níveis bem menores se comparados entre si.

Shutterstock

9 – Ovos

Uma excelente fonte de luteína e zeaxantina os ovos podem reduzir o risco de perda de visão relacionada ao envelhecimento. Além disso são boas fontes de vitaminas C e E e zinco.

Uma dica é cozinhar e levar consigo para um lanche à tarde. Portanto além de prático é um solução rápida para quem possui pouco tempo para se alimentar.

Shutterstock

10 – Água

Sempre escutamos aquela frase: “Beba bastante água”. Claro que nós iriamos falar de uma das coisas mais importantes no nosso planetinha azul! É óbvio que a água também é muito importante para a sua saúde ocular.

O seu consumo preveni desidratação e consequentemente a possibilidade na redução dos olhos secos.

Então sempre carregue uma garrafinha de água consigo. De preferência uma garrafa higienizada. Evite usar garrafas plásticas por longos períodos.

Não é recomendado reutilizar garrafas de água mineral ou qualquer garrafa plástica porque elas liberam resíduos tóxicos como o Bisfenol A (BPA). O Bisfenol está relacionado diretamente ao desenvolvimento do câncer. Então é melhor evitar não é?

O conteúdo desta matéria desde texto e pesquisa foram inspirados e reproduzidos com base na lista Top 10 foods for healthy eyes (Os 10 principais alimentos para olhos saudáveis) Local da fonte: Medical News Today.

Desejamos que esse conteúdo estimule nossos leitores em cuidar mais da saúde do corpo e principalmente dos olhos.

Vale lembrar que também de cada um de vocês cuidarem bem das suas lentes de contato limpando-as sempre com a solução de limpeza correta e armazenando-as sempre em um estojo limpo limpo e longe de contaminantes.

Nada de estender o prazo de descarte das lentes! Muito menos tomar banho ou nadar com elas.

Se possui qualquer dúvida escreva para a gente ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento.

quer saber mais sobre a saúde dos seus olhos? Leia as matérias abaixo.


Comentários