Dicas de segurança para quem usa maquiagem e lentes de contato

Nem sempre é fácil conciliar o uso de maquiagem e lentes de contato. Afinal, muitas vezes os produtos que aplicamos no rosto e na pálpebra podem cair nos olhos e causar uma alergia.

Ainda mais quando estamos utilizando lentes de contato que tornam os nossos olhos mais sensíveis. Então, separamos 5 dicas essenciais para facilitar a rotina das pessoas que querem utilizar as lentes junto com a maquiagem.

1º – Coloque as lentes de contato antes de se maquiar

Basicamente, o primeiro passo para garantir a saúde dos seus olhos é colocar as lentes de contato antes da maquiagem. Pois, qualquer interação entre as lentes e os produtos que utilizamos para maquiar pode ser desastrosa.

Visto que esses produtos causam a irritação da mucosa do globo ocular levando a coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Assim, além do uso da lente de contato se tornar uma tortura ainda pode gerar consequências graves.

Como o desenvolvimento de infecções ou inflamações no tecido ocular. Então, para utilizar maquiagem e lentes de contato ao mesmo tempo é necessário tomar bastante cuidado.

Por outro lado, na hora de limpar o rosto é importante retirar as lentes depois de remover a maquiagem. Para que não haja qualquer contato entre elas e os cosméticos que utilizamos no rosto.

Dessa maneira, o ideal é que o demaquilante utilizado para remover os produtos tenha a consistência de creme ou gel. Bem como, é importante que ele seja livre de álcool para não correr o risco de irritar os olhos.

2º – Evite passar maquiagem na pálpebra inferior

Para utilizar maquiagem e lentes de contato é muito importante não passar qualquer produto na pálpebra inferior. Visto que essa região é muito conhecida por acumular resíduos que podem acabar irritando o globo ocular.

Uma imagem contendo produtos de higiene pessoal, vestindo, par, jovem

Descrição gerada automaticamente

Dessa forma, o recomendado é valorizar a pálpebra superior e utilizar lápis bem macios. Além disso, evite utilizar produtos em pó perto da região dos olhos.

3º – De preferência para produtos pastosos ou em gel

Outra dica para conciliar o uso de maquiagem e lentes de contato é evitar ao máximo os produtos em pó. Pois, eles têm maior probabilidade de entrar em contato com os olhos durante a aplicação.

Dessa forma, o mais recomendado é que você utilize produtos com a textura de gel ou creme. Tanto para maquiar o rosto quando para aplicar na pálpebra superior dos olhos.

Assim, invista em sombras e delineadores pastosos ou em gel. Visto que, além de possuírem maior duração do que as versões em pó. Ainda contribuem para deixar o seu globo ocular livre de irritações.

4º – Utilize máscara de cílios a prova d’água

Também é importante utilizar máscaras de cílios a prova d’água. Para que você consiga utilizar maquiagem e lentes de contato sem nenhum tipo de prejuízo para a sua saúde ocular.

Pois, as versões que não são a prova d’água podem escorrer com o passar do dia. Bem como, por conta do lacrimejamento que é muito comum em usuários de lentes de contato.

Assim, o produto tem muita chance de escorrer para os olhos e provocar uma grande irritação. Causando ainda mais lacrimejamento e coceira e levando a um ciclo vicioso que vai te causar muito incomodo.

5º – Opte por produtos hipoalergênicos

Por fim, o ideal é investir em produtos que sejam hipoalergênicos. Já que eles são especialmente desenvolvidos para não causar irritação em olhos sensíveis.

Dessa forma, esses produtos são uma boa opção para os usuários de lentes de contato que querem utilizar maquiagem. Pois, reduzem ao máximo as chances de alergias, coceiras e inflamação.


Comentários