Acuidade visual, veja o que significa esse termo

Você sabe o que é acuidade visual? Basicamente, esse termo se refere a um exame realizado em consultórios oftalmológicos para avaliar a capacidade de leitura do paciente.

Dessa forma, quanto maior for a facilidade em diferenciar e perceber objetos em várias distâncias. Maior será a nitidez da visão e a saúde ocular do paciente. Assim, continue lendo este artigo para obter mais informações.

O que é acuidade visual

Sem dúvida, todas as pessoas que já participaram de uma consulta oftalmológica já realizaram um exame de acuidade visual. Ainda que o termo não seja familiar a elas.

Pois, esse é um tipo de exame simples e rápido para determinar a qualidade da visão do paciente. Bem como, para averiguar se há ou não a necessidade de prescrição de óculos de grau ou lentes de contato.

Nesse sentido, a forma mais comum de realizar o exame é através da Tabela de Snellen. Ou seja, aquele quadro composto por várias linhas e letras de diferentes tamanhos.

Texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

Dessa forma, é possível medir a acuidade visual de cada olho do paciente em diferentes distâncias. A fim de determinar a capacidade de leitura e a facilidade em distinguir diferentes formas e contornos.

Assim sendo, a partir de um exame simples e com o mínimo preparo prévio do paciente. Também é possível determinar a qualidade da saúde ocular e estimar o funcionamento da retina.

Uma vez que essa é a estrutura responsável por convergir os raios luminosos captados pelos olhos. A fim de transformá-los em imagens encaminhadas para o sistema nervoso central.

Qual é a importância

De fato, o exame de acuidade visual é importante porque constituí o primeiro passo na avaliação oftalmológica. Em outras palavras, se durante o procedimento for detectado alguma dificuldade, novos exames são solicitados.

Com o intuito de aferir com maior precisão a extensão da deficiência visual. Nesse sentido, esse é um exame básico que também serve para medir a progressão da dificuldade para enxergar.

Assim, é uma etapa fundamental durante as visitas de rotina que devem ser realizadas uma vez por ano ao oftalmologista. Bem como, para determinar se há necessidade de receitar óculos de grau ou lentes de contato.

Como medir a sua acuidade visual

Basicamente, existem duas formas de medir a acuidade visual durante as consultas oftalmológicas. Sendo que a mais simples entre elas é a utilização da Tabela de Snellen.

No entanto, o exame também pode ser realizado através de um equipamento. Que tem a função de projetar as letras diretamente no fundo do olho do paciente através de um laser.

Dessa maneira, a segunda forma do exame é utilizada em situações mais graves. Quando já foi detectado que o paciente tem baixa capacidade de leitura e tem dificuldade em diferenciar formas e contornos.

Nesse sentido, a principal diferença entre eles, além do equipamento utilizado, é a preparação prévia. Uma vez que, para realizar o teste utilizando a tabela, não é necessário nenhum tipo de intervenção.

Enquanto para utilizar o equipamento é fundamental estar acompanhado ao final do exame. Já que para realizá-lo é necessário dilatar a pupila com colírios e isso pode dificultar a visão por 4 horas.


Comentários