Ambliopia infantil: O que é e como curar

No ramo oftalmológico existem diversas condições oculares existentes e uma delas é a ambliopia infantil. Dessa forma, esse tipo de problema deixa a visão mais baixa e os óculos não conseguem corrigi-la.

Por esse motivo é importante compreender o que vem a ser essa condição e entender o que ela causa. Então vamos obter essas informações e descobrir se existe ou não tratamento para a doença.

O que ambliopia infantil?

De acordo com o ramo oftalmológico esse tipo de problema causa uma diminuição na visão. Enquanto que esse fator não consegue ser corrigido com o uso dos óculos convencionais.

Desse modo, o ponto principal que causa essa dificuldade é justamente o local do cérebro relacionado à visão. Nesse sentido, ela acaba não sendo estimulada da forma como deveria e no período adequado.

Assim, essa condição recebe o nome de olho preguiçoso e costuma estar presente em até 2% das pessoas. Nas crianças a ambliopia infantil costuma trazer uma visão mais baixa e pode ser prejudicial.

Além disso, os pais podem não perceber que esse fator está ocorrendo e as triagens se tornam importantes. Sem dúvida, o tratamento deverá ser feito quando a criança possui 7 ou 8 anos de idade.

Pois, se não for cuidado corretamente isso poderá trazer dificuldades para as pessoas durante seu crescimento. Vale lembrar que isso poderá gerar problemas e atrapalhar atividades e profissões futuras.

Por certo, o ideal é justamente procurar por um médico oftalmologista caso algum sintoma seja notado. Consequentemente ele buscará uma solução e orientará quanto a melhor maneira de corrigir a condição.

Quando é hora de procurar um oftalmologista?

Quais são os tipos de ambliopia infantil?

Como resultado do aparecimento desse problema, existem alguns tipos que são os seguintes:

  • Refração: devido a um erro refracional, as imagens de um ou dos dois olhos terão sua imagem embaçada;
  • Privação: quando acontece de um outro fator atua como obstáculo;
  • Estrábica: o olho alinhado funcionará corretamente, porém o outro sofrerá com dificuldades de visualização da imagem.

Então, a ambliopia infantil precisa ser corrigida e a boa notícia é que realmente existe um tratamento eficaz. Entretanto, se isso for corrigido precocemente as chances de cura são muito altas.

Degeneração periférica da retina: Causa, sintomas e tratamento

Dessa maneira, a pessoa conseguirá enxergar da forma correta e por isso os exames são tão importantes. Assim, busque um oftalmologista que fará exames e indicará o melhor tratamento.

Como é feito o tratamento da Ambliopia infantil?

Em primeiro lugar é buscada a causa pelo qual a ambliopia surgiu para que ela possa ser solucionada. Com isso, a retina terá uma imagem como muito mais clareza e o uso de tampões nos olhos é essencial.

Além disso, o próprio estrabismo terá sua correção se tudo for feito no período e da maneira correta. Como resultado disso, a pessoa poderá ter uma melhor acuidade visual e levar uma vida mais saudável.

Outras maneiras também podem ser empregadas a fim de melhorar esse embaçamento nos olhos. Nisso podem ser utilizados colírios indicados pelo especialista ou mesmo os óculos específicos.

Entretanto, apenas um médico é capaz de realizar um diagnóstico que possa trazer resultados positivos. Por esse motivo a indicação é que sempre que surgirem sintomas, exames deverão ser feitos em uma clínica.

Como lavar os olhos corretamente: Quando usar água, soro ou colírio


Comentários