Moscas volantes: Descubra o que é isso

Existe um fator interessante que ocorre nos olhos das pessoas e que recebe o nome de moscas volantes. Desse modo, isso acaba trazendo certos incômodos para as pessoas que apresentam essa condição visual.

Assim, para quem possui miopia ou mesmo estão com uma idade mais avançada isso é mais comum. Então vamos entender melhor o que vem a ser esse problema e descobrir o que ele causa nos olhos.

O que são moscas volantes?

Certas pessoas acabam percebendo em seus olhos alguns tipos de incômodos que são como pequenas manchas em sua visão. Consequentemente isso se refere a um tipo de condensação que ocorre no vítreo.

Por certo, na maioria dos casos esse fator não geram problemas e costumam ser associados ao envelhecimento da pessoa. Nesse sentido, ele pode ser percebido em adultos que tenham passado dos 60 anos.

A sensação percebida pela pessoa é de que existem moscas bem pequenas se movimentando no ar. Ou seja, é possível que a sua retina esteja mais frágil e isso pode gerar certas preocupações.

Com isso, as moscas volantes podem estar relacionadas ao descolamento do vítreo, gerando essas manchas e pontos nos olhos. Pois, esse vítreo é uma espécie de gel que serve para preencher as cavidades dos olhos.

Como resultado dessa condição a visão terá imagens que podem lembrar:

  • Nuvens;
  • Rabiscos;
  • Teias (aranha).

Esse tipo de descolamento do vítreo acontece devido à liquidificação dele e isso pode trazer certos problemas. Já que ele está presente na maior parte do globo ocular e sua composição é de água (99%).

Como resultado, sua função é a de trazer proteção aos olhos e manter a esfericidade deles. Vale lembrar que no nascimento esse vítreo é bem mais espesso e vai se liquidificando com o envelhecimento.

Sintomas relacionados às moscas volantes

As pessoas que apresentam essa condição visual podem perceber que haverá um aumento dessas moscas volantes. Além disso, podem ocorrer alguns tipos de flashs luminosos em todo o campo visual.

Enquanto que os olhos podem apresentar um certo aspecto de que estão mais pesados e isso requer uma solução. Para isso procure um médico oftalmologista que irá lhe orientar quanto a melhor saída.

Dessa maneira, é importante saber que poderá haver um descolamento de retina se isso não for tratado corretamente. Então, não ignore os sinais visuais que forem aparecendo e faça exames se for necessário.

Embora na maioria dos casos isso seja algo que possa ser contornado é interessante buscar ajuda. Veja alguns distúrbios que podem surgir devido a essa condição não ser tratada da maneira correta:

  • Retina com rasgos ou buracos;
  • Descolamentos nas retinas;
  • Olhos inflamados;
  • Hemorragias nos vítreos.

No próximo tópico estaremos explicando como as moscas volantes podem ser tratadas através de um oftalmologista.

Quais são as formas de tratamento das moscas volantes?

Quando acontece do vítreo se descolar surgem certos sintomas que podem trazer incômodos para a pessoa. Assim, atualmente não se tem um tratamento que seja voltado para a correção do problema em si.

Uma vez que haverá um certo desaparecimento dos sintomas depois de um certo período de tempo. Entretanto, caso seja necessário busque um profissional para realizar exames e que possa lhe orientar.


Comentários