Cuidado com a luz azul

Dreamstime

Você já ouviu falar dos cuidados que se deve ter com a luz azul emitida pelas telas digitais? Todo dispositivo com tela digital emite uma luz azul que com o passar dos anos e uso constante irá prejudicar sua visão. Não é algo imediato mas os sinais são presentes na maioria das pessoas. Vista cansada, olhos ressecados e irritação já são comuns, então cuidado com a luz azul!

Nosso alerta condiz com o aumento do uso da segunda tela e as longas horas de exposição irão causar degenerações maculares e posteriormente a catarata.

Existe uma grande preocupação com a nova geração de crianças que desde cedo já utilizam tablets portanto a longo prazo poderemos ter uma quantidade imensa de adultos com sérios problemas de visão.

Shutterstock

Mas o que é essa luz azul?

De uma maneira bem resumida a luz azul é a luz emitida por todas as telas digitais atualmente. Ela é responsável pela luminescência desses aparelhos e de tudo que você vê nestes dispositivos.

Shutterstock

Como posso me proteger da luz azul?

Quase todos os modelos de smartphones possuem o modo noturno para diminuir esses efeitos da fadiga ocular digital ou astenopia digital causadas pelo excesso da luz azul. Igualmente existem opções de aplicativos com a mesma função.

Shutterstock

Além da tela do seu smartphone procure também ajustar a tela do seu monitor. Diminua o brilho para facilitar ainda mais a leitura. Evite ao máximo ficar no escuro enquanto usa o computador.

Relaxe e pisque mais vezes

Procure criar intervalos para descansar os seus olhos e sempre que fizer esses intervalos procure olhar para pontos distantes. Também feche seus os olhos e relaxe um pouco e em seguida pisque algumas vezes.

Existem outras formas para realizar esse exercício de uma maneira mais efetiva. Portanto dê preferência para os exercícios que o seu médico oftalmologista lhe passar. Se ainda não teve essa conversa com o seu oftalmo indicamos tê-la o mais breve possível.

shutterstock

Óculos com filtro de luz azul

Surpreendentemente uma outra opção são os óculos que existem apenas para esse propósito, proteger seus olhos da luz azul. São lentes que não possuem grau e são utilizadas portanto para filtrar essa luz azul. Se você usa lentes de contato e não deseja usar óculos mas gostaria de ter um alívio para os seus olhos durante as longas horas de trabalho essa é uma ótima opção.

Agora se você não se importa em usar os óculos de grau ao longo do dia existem lentes de óculos com tratamento especial para filtrar essa luz. Essa opção já é um pouco mais conhecida pelos usuários de óculos de grau e está disponível com maior facilidade para você.

Shutterstock

Lente de contato com filtro de luz azul

Infelizmente não existem muitas opções para os usuário de lentes de contato. Talvez a única opção desenvolvida até agora sejam as lentes de contato da marca ACUVUE Transitions. Inegavelmente é o que há de mais moderno pois essas lentes se adaptam a luz ambiente enquanto protegem seus olhos dos raios ultra violeta ou raios UV. Porém até a data desta publicação elas ainda não estão sendo distribuídas no Brasil.

Se você usa lentes e não quer usar nenhum óculos mas quer pelo menos diminuir o ressecamento provocado pelo ar condicionado excesso de telas e pela diminuição no números de piscadas o ideal é utilizar um umidificante de lentes de contato. Irá hidratar suas lentes e sobretudo aumentar o conforto dos seus olhos.

Saiba mais

Falamos de algumas maneiras de se proteger e é claro que existem muitas outras mas o mais importante é você ter consciência do mal que essa luz faz e de se educar para diminuir o uso em excesso. Se possível alerte seus amigos e aplique esses cuidados dentro da sua família. Apesar de ser muito divertido estar o tempo todo vendo coisas novas no “celular” é preciso lembrar que os olhos não foram criados para isso, então cuide bem deles. 😉

Abaixo algumas matérias sobre o que falamos e aguarde novos conteúdos sobre os cuidados com os seus olhos, pois a luz azul é um problema que pode se combatido por nós.


Comentários