criança pode usar lentes de contato blog newlentes imagem destaque

Criança pode usar lentes de contato?

Eu posso usar lentes de contato mãe?

Seu filho ou sua filha decidiu que não quer mais usar os óculos de grau. Criou diversas problematizações de que os óculos atrapalham durante os esportes, na brincadeira e até na hora de ir ao cinema ver um filme 3D! (Isso aí atrapalha mesmo hein!) Além disso quer provar que tomará todo o cuidado necessário e que já é responsável o suficiente para usar lentes de contato. Você por sua vez está obviamente preocupada(o) pois já ouviu algumas histórias e têm medo que ele(a) possa ter algum tipo de problema! Agora você decide pelo menos tentar entender ou procura saber se criança pode usar lentes de contato ou não?

Será que eu tenho outra opção?

Bom, nós vamos tentar te ajudar. Claro que você vai procurar um oftalmologista e agendar uma consulta mas é bom chegar no consultório já sabendo alguma coisa! Não é? Na teoria não existe idade mínima para usar lentes de contato. Claro que cada caso é um caso. Um exemplo é uma criança que ao ser operada de catarata congênita o médico opta por não colocar a lente intraocular e decide que se utilize uma lente de contato para a cicatrização do cristalino. Tudo realizado com muito cuidado e carinho.

Procure um médico oftalmologista e pergunte tudo que puder para se sentir segura (o).

Qual é a melhor lente para se começar?

Uma boa dica que achamos lendo alguns conteúdos é que as lentes de contato com descarte diário são uma boa escolha para verificar se os pequenos se acostumam com as lentes. As lentes diárias não exigem manutenção pois elas possuem a validade de apenas um dia, ou seja, terminou de usar basta descartá-las de maneira consciente.

Claro que é apenas uma dica, pois após a consulta médica você vai saber se o seu pequeno gafanhoto poderá usar lentes de contato ou não. E caso ele possa usar lentes o oftalmologista irá indicar uma marca de confiança mas é sempre bom perguntar sobre essas lentes. Afinal o investimento é alto então é bom conhecer suas opções.

Colocar e retirar as lentes de contato exige treino.

Quais são os cuidados que todo usuário de lentes de contato deve ter?

• Um dos primeiros é LAVE MUITO BEM AS MÃOS. Apenas caso seja necessário manusear as lentes de contato. Dê preferência para secar as mãos com uma toalha que não solte fiapos. Esse procedimento deve ser repetido sempre antes de manusear suas lentes.

JAMAIS COCE SEUS OLHOS! Esse é um péssimo hábito que pode prejudicar muito os seus olhos! Mesmo que não esteja usando as lentes coçar os olhos já é muito perigoso, agora imagine usando as lentes!

NÃO TOME BANHO COM AS LENTES. Não se deve mergulhar, nadar ou pegar onda com as lentes de contato. A água possui uma série de micro organismos que podem causar algum problema sério. Basta fazer uma busca rápida e verá alguns casos no próprio blog de pessoas que se recusaram tirar suas lentes de contato antes do banho e o que aconteceu.

• Não use água ou soro fisiológico para limpar e higienizar as lentes de contato. O soro além de não higienizar ainda pode causar alguma irritação nos olhos dos usuários mais sensíveis. No caso da água o motivo já foi descrito acima.

Se necessário, que tal ajudá-los a melhorar a autoestima.

O que é processo de adaptação?

O próprio nome já diz. É o tempo que o médico determina para todo usuário iniciante se adaptar com as lentes de contato. Querendo ou não as lentes são um corpo estranho nos olhos e exigem um período para se sentir confortável com o seu uso.

Uma dica importantíssima é que todo mundo deve saber que existem diversas marcas e modelos de lentes de contato com características bem diferentes umas das outras. Quando falamos em lentes de contato não podemos nos esquecer que elas passam por um estudo tecnológico para que elas continuem confortáveis ao logo de todo um dia de uso.

Por isso durante sua pesquisa saiba que são processos diferentes para a fabricação e utilização dos mais variados materiais que absorvem mais ou menos oxigenação e outros que hidratam menos ou melhor que outros.

Isso significa que se não houver uma adaptação inicial o médico pode escolher por outra marca de lente para que seja mais confortável para o usuário.

Em caso de dúvida ou algum problema o que eu devo fazer?

Esses são alguns dos cuidados básicos que todo usuário de lentes de contato aprende e no início tudo é um roteiro do que se deve fazer e o que não deve, mas não se preocupe! O médico oftalmologista também irá explicar tudo direitinho. Desde como manusear até algumas técnicas para colocar as lentes que irão facilitar muito a vida. Pergunte tudo o que puder e se possível solicite um número de contato para qualquer problema.

Não se preocupe. Confie no seu médico oftalmologista. Ele sabe o que diz.

– E as lentes de contato coloridas?

Todo o cuidado que os usuários de lentes de contato com grau deve ser repetido com as lentes de contato coloridas.

O importante é estar por perto no momento que eles mais precisam.

Procure ler as matérias abaixo para aumentar o seu conhecimento e assim ajudar cada vez mais esse momento tão importante para o seu pequeno. Para os pais pode ser algo simples mas para eles é uma novidade e uma transformação em suas vidas. O importante é estar do lado sempre que puder e saber que criança pode usar lentes de contato sim. 😉


Comentários